Em junho de 2021, a Food and Drug Administration (FDA), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (EUA), atualizou a comunicação de segurança sobre o uso de broncoscópios flexíveis reprocessados. A agência americana recomenda que os profissionais de saúde considerem o uso de broncoscópios descartáveis, principalmente em casos em que há risco aumentado de disseminação de infecção ou se não houver suporte para reprocessamento imediato disponível.
Na publicação, a FDA também recomenda que as instalações de saúde considerem o uso de esterilização para reprocessamento em vez de desinfecção de alto nível. Esta última atualização segue recomendações recentes da Associação Americana de Broncoscopia e Pneumologia Intervencionista (AABIP) no tratamento de pacientes com covid-19.
Infecções associadas ao endoscópio
Os endoscópios flexíveis reutilizáveis estão sob crescente análise da FDA nos últimos anos por conta de infecções relacionadas aos dispositivos relatados – inclusive de bactérias multirresistentes e mortes de pacientes.
Em agosto de 2019, a entidade recomendou especificamente aos fabricantes de duodenoscópios e as instituições de saúde a fazerem a transição gradual para o uso de duodenoscópios que são parcialmente ou totalmente de uso único. Essas recomendações surgiram após investigações de surtos de infecções rastreadas até duodenoscópios contaminados, em 2015.
Mais recentemente, em abril de 2021, a FDA anunciou novas investigações em mais de 450 relatórios de dispositivos médicos, descrevendo infecções de pacientes e outras possíveis contaminações e questões relacionadas aos endoscópios urológicos, e enviou uma carta alertando os profissionais de saúde sobre o risco de infecções associadas ao reprocessamento de endoscópios urológicos.
TCK*Med oferece broncoscópios descartáveis
A TCK*Med entende e sustenta a recomendação da FDA. Nós acreditamos que essas orientações vieram para somar, tanto na qualidade do atendimento quanto na segurança do paciente, e para melhorar a broncoscopia e procedimentos em que o uso de produtos de uso único podem desempenhar um papel importante para apoiar as novas guidelines.
Todos os pacientes que entrarem no centro cirúrgico ou na unidade de tratamento intensivo (UTI) não devem ser expostos a um maior risco de infecção.
A recomendação da FDA é para que os sistemas de saúde mudem os procedimentos com os broncoscópios reutilizáveis para os de uso único. Isso irá aumentar ainda mais a atratividade econômica dos broncoscópios descartáveis, e possivelmente irá acelerar a transição para tornar a broncoscopia de uso único o padrão ouro nos hospitais por todo Brasil.
A TCK*Med é pioneira e líder em broncoscópios descartáveis, e está trazendo e licenciando novas gerações de dispositivos de uso único no Brasil. Este é um exemplo do nosso compromisso com a saúde dos pacientes, staff e hospitais.
Nos últimos cinco anos de atendimento, conquistamos mais de mil novos clientes, usando de alguma maneira os nossos sistemas de broncoscopia descartável em todo Brasil, o que nos torna o principal fornecedor de broncoscopia de uso único em território nacional. Promova segurança ao seu paciente. Conheça mais sobre o produto e solicite um orçamento!